Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

terça-feira, 21 de outubro de 2014


Rampling e Wieder-Atherton na gulbenkian

A 24 e 26 de outubro, o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian recebe dois grandes vultos das artes europeias. A 24, a atriz britânica Charlotte Rampling sobe ao palco ao lado da violoncelista francesa Sonia Wieder-Atherton para o recital The Night Dances, a partir de poemas de Sylvia Plath (21h). Dia 26, Wieder-Atherton apresenta a solo uma Odisseia para violoncelo e coro imaginário, com música de Aperghis, Bach, Granados, Prokofiev, Bellini e Schumann (19h).

Introduzindo os espetáculos de 24 e 26 de outubro, a 23, a obra de Sonia Wieder-Atherton é visitada em dois filmes da cineasta belga Chantal Akerman. Seguindo um registo mais próximo do cinema documental, apresentam-nos um dispositivo que, tendo por base a imagem, procura enfatizar o ato de ouvir. Assim, a partir das 20h30 passam Avec Sonia Wieder-Atherton (2003) e Trois Strophes sur Le nom de Sacher (1989). A sessão é de entrada livre.

Nesse mesmo dia, são exibidos dois filmes protagonizados por Charlotte Rampling que marcaram, nos idos de 70, a carreira da atriz. Pelas 18h, La Chair de l'Orchidée (1975) do cineasta e encenador francês Patrice Chéreau, a partir do romance de James Hadley Chase; e às 22h, o perturbante O Porteiro da Noite (1974), de Liliana Cavanni, onde a atriz contracena com Dirk Bogarde. Estas sessões são também de entrada livre.


Sem comentários: