Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

quarta-feira, 29 de outubro de 2014


Querido, reorganizei a coleção... por artista
Cartazes da Coleção Lempert (Capítulo 1 / 1.ª Parte)
Até 15 de marzo:
Esta é a primeira de uma série de exposições dedicadas ao cartaz de exposição e de artista. Todos os cartazes mostrados nesta série de exposições provêm de uma extraordinária coleção privada, iniciada na década de 1960, que integra cerca de 15 mil espécimes desse tipo. O projeto divide-se em três capítulos, e como o título indica – um título tomado de empréstimo a um conjunto de obras do artista norte-americano Allen Ruppersberg –, os cartazes vão sendo selecionados e organizados de acordo com diferentes perspetivas.
No primeiro capítulo, que será completado com uma segunda exposição imediatamente a seguir a esta, são destacados vários artistas que a esse medium dedicaram especial atenção, entre os quais Jean Dubuffet, Claes Oldenburg, Robert Rauschenberg, Andy Warhol, Richard Hamilton, Dieter Roth, Oswald Oberhuber, Sol Lewitt, Marcel Broodthaers, Lawrence Weiner, ou Günter Brus, para mencionar apenas alguns dos que figuram nesta primeira exposição.
No segundo capítulo, a realizar em Outubro de 2016, a seleção e a organização dos cartazes serão determinadas por um sistema classificatório que inclui tópicos como "a imagem do artista", "séries e variações", "cartazes tipográficos", "cartazes manuscritos", "cartazes políticos", entre outros.
Finalmente, no terceiro e último capítulo, previsto para o início de 2018, os cartazes selecionados serão alinhados por ordem cronológica.
Esta primeira exposição permite compreender em que medida e de que maneira um objeto cuja função é publicitar e que tem um ciclo de vida curto foi sendo recriado e valorizado por muitos artistas.
Preço?: 2€ · Entrada gratuita aos domingos
Lugar?: Culturgest


Sem comentários: