Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

quinta-feira, 23 de outubro de 2014


Até o 24 de outubro: I Congreso internacional de arte e género
Organizado pelo Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o I Congresso Internacional Arte e Género decorrerá no dia 22 de Outubro na Fundação Calouste Gulbenkian e nos dias 23 e 24 de Outubro na Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva.
Reunindo 44 investigadores de 11 países, 48 instituições e participações independentes, abarca diversas áreas artísticas e científicas e ambiciona expor o estado da questão quanto aos estudos de Género principalmente nas Artes Visuais e Performativas. Criando uma oportunidade de encontro entre o normativo e o alternativo, não deseja fazer qualquer apologia ideológica, razão que também se expressa no ponto de interrogação que se coloca no título.
Tem como objectivo pôr em comum um conjunto amplo de estudos e práticas sobre Arte e Género, preencher algumas lacunas geradas pelo esquecimento, promover o diálogo entre investigadores de origens diversas estimulando a reflexão e o debate intercultural através da sua contextualização conceptual e iconográfica da Antiguidade à Contemporaneidade. As oradoras convidadas são a Professora Nancy G. Heller (The University of Arts, Philadelphia, Pennsylvania, E.U.A.) autora de Women Artists e Why a painting is like a pizza e Camille Morineau que comissariou a exposição elles@centrepompidou, 2009-2010.
Lugar?: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva


Sem comentários: